Ajuda e suporte

 

ANTES DE ADQUIRIR CONTEÚDOS DE NOSSO SITE
VERIFIQUE SE O  EQUIPAMENTO POR ONDE VAI ACESSAR POSSUI OS REQUISITOS MÍNIMOS



COMPUTADORES, NOTEBOOKS E ULTRABOOKS
Sistemas: Windows, Apple, Linux
Processador: 1.5 Ghz ou superior
Memória:1GB ou superior
Sistemas Operacionais: Windows 7 ou superior, Mac OSX ou superior
Navegadores com suporte a HTML5: Recomendamos o Google Chrome, Safari, Firefox
Resolução de Monitor: 1024 x 768 ou superior


TABLETS E SMARTPHONES
iPad
iPhone 3gs ou superior
WindowsPhone
Tablets com sistema android 3.0 ou superior
SmarthPhones com sistema android 3.0 ou superior


INTERNET
Conexão: 1Mb ou superior
Para visualização de vídeos em HD recomendamos conexão de 10Mb ou superior


IMPORTANTE
Não é recomendado o acesso à vídeo aulas em conexões através de modems 3/4G devido à instabilidades de conexão e franquias de dados das operadoras.
Em Tablets utilize os recursos de pinça e acelerômetro para interagir com o layout
Em alguns SmartPhones somente os vídeos serão exibidos, as imagens serão sobrepostas
Devido ao grande número de equipamentos e versões de sistemas não podemos garantir a perfeita visualização em todos os equipamentos
Por questões de segurança aos  dados pessoais dos usuários, será efetuado automaticamente o LOGOUT do sistema após 50 minutos de inatividade no site
Para acessar novamente os conteúdos, feche e abra o navegador, acesse o site e efetue o login para continuar.



ACESSANDO SEUS CONTEÚDOS (CURSOS), CADASTRO E PEDIDOS
Para acessar seus conteúdos (cursos, aulas, etc.), seu cadastro e pedidos, basta acessar o site: www.ensinoeconhecimento.com.br clicar sobre a área ENTRAR ou em MEU ESPAÇO, informar seu e-mail e senha e OK.
Na área
MEU ESPAÇO você poderá acessar seus conteúdos, alterar ou atualizar seu cadastro e ainda ver seus pedidos.
Você pode acessar os conteúdos em qualquer equipamento, seja computador, tablet ou smartphone que preencha os requisitos para acesso, bastando para isso uma conexão com a internet em banda larga, ou seja, você pode ver seus conteúdos em sua casa, escola, cyber cafés, shoppings, lan houses, casa de amigos, local de trabalho, etc.


PARA ACESSAR CONTEÚDOS RESTRITOS É NECESSÁRIO FAZER SEU CADASTRO
Para acessar os conteúdos exclusivos, gratuitos ou pagos é necessário se cadastrar.
No cadastro você deve definir seu login (e-mail válido) e senha, para acesso aos conteúdos.
Para se cadastrar clique em CADASTRE-SE.
Caso esteja fora do Brasil utilize a opção, Não moro no Brasil.
Atenção: verifique se seu e-mail foi cadastrado corretamente, pois é através do e-mail que iremos nos corresponder com você, sempre veja as pastas SPAM e LIXO ELETRÔNICO (nossas mensagens podem estar lá).
NÃO FAÇA MAIS QUE UM CADASTRO NO SITE, se estiver com problemas para acessar sua conta após o cadastro entre em contato com a nossa equipe.
contato@ensinoeconhecimento.com.br 



MORO EM OUTRO PAÍS, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR CONTEÚDOS DO SITE ENSINO E CONHECIMENTO?
Faça seu cadastro utilizando a opção NÃO MORO NO BRASIL
Para adquirir conteúdos morando fora do Brasil utilize a opção de pagamento PAYPAL. O Paypal é uma forma segura e aceita cartões de crédito e transferências de diversos países.
Para conhecer mais sobre o PayPal acesse: 
www.paypal.com


ESQUECI MINHA SENHA DE ACESSO
Para recuperar sua senha clique na função correspondente no site ou CLIQUE AQUI.
Nosso sistema enviará a forma de refazer a sua senha para o email cadastrado.



PRECISO ALTERAR MEU E-MAIL DE LOGIN
Seu e-mail de login só poderá ser alterado por nossa equipe, caso necessite, entre em contato conosco por telefone (41) 3079-2001 ou por e-mail (informando seu telefone para contato)
Atenção: Para este procedimento serão solicitados alguns dados cadastrais para verificação de autenticidade.



COMO ADQUIRIR UM CURSO
Entre na página de informações do curso desejado
Clique em ADQUIRIR, em seguida em Finalizar Compra
Confirme seu login e senha cadastrados (caso ainda não possua cadastro, preencha o cadastro).
Confira os itens a serem adquiridos
Selecione a opção de pagamento e clique em continuar
Finalize seu pedido fazendo o pagamento conforme sua opção.
Atenção: Sempre que fizer um pedido imediatamente é enviado para seu e-mail uma confirmação do mesmo. Sempre verifique as pastas SPAM e LIXO ELETRÔNICO. Nossas mensagens podem ir para lá.


COMO SE INSCREVER EM UM CURSO GRATUITO
Entre na página de informações do curso desejado
Clique em ADQUIRIR,
Confirme seu login e senha cadastrados (caso ainda não possua cadastro, preencha o cadastro Completo).
Finalize seu pedido de inscrição.
Atenção: Todo nosso processo de liberação é através de e-mail.
Somente serão aceitas inscrições com e-mails válidos e cadastros completos.
Só será aceita uma inscrição por pessoa para cada curso gratuito.
O prazo de liberação de acessos a cursos gratuitos poderá ser de até 48 horas após a inscrição.
Atenção: Sempre que fizer um pedido imediatamente é enviado para seu e-mail uma confirmação do mesmo. Sempre verifique as pastas SPAM e LIXO ELETRÔNICO. Nossas mensagens podem ir para lá.


OPÇÕES DE PAGAMENTO
Os pagamentos pode ser à vista ou parcelados.
Ao finalizar seu pedido você será direcionado para condição de pagamento escolhida.
Se optou por cartão ou transferência via PagSeguro ou PayPal, ao finalizar você deverá clicar sobre a imagem correspondente, para direcionamento ao site da instituição escolhida, lá, informe os dados necessários conforme sua opção.
Se optou por depósito/transferencia bancário, operamos com o banco BRADESCO, feito o pedido nossos dados bancários serão exibidos e enviados para seu e-mail. Efetue o depósito em até 3 dias e neste caso nos envie o comprovante através do e-mail contato@ensinoeconhecimento.com.br, informando seu nome, telefone e curso adquirido.

Você receberá imediatamente um e-mail de confirmação de seu pedido, este e-mail apenas confirma sua aquisição.
A liberação de seu conteúdo se dará por e-mail, após a confirmação do pagamento.
Parcelamentos somente são possíveis em compras feitas no Brasil, por cartão de crédito, através do Sistema PayPal e PagSeguro.
Para aquisições fora do Brasil utilize a opção de pagamento PAYPAL.


PRAZO PARA ACESSAR SEUS CONTEÚDOS APÓS A AQUISIÇÃO
até 2 dias úteis para aquisições via cartões de débito/crédito, ou transferências via PagSeguro ou PayPal
até 1 dia útil para aquisições através de depositos ou transferencias (mediante comprovante de pagamento)
O prazo de concessão será iniciado quando seu conteúdo for liberado.



COMO VISUALIZAR, SALVAR E IMPRIMIR ARQUIVOS EXTRAS?
Arquivos extras, ou documentos para download poderão ser disponibilizados por autores.
Caso o módulo visualizado tiver arquivos disponíveis, a opção DOWNLOADS estará ativa na Plataforma, clique e selecione o arquivo que deseja visualizar, imprimir ou salvar.



COMO SOLICITAR MEU CERTIFICADO?

Se o curso contemplar certificado, este poderá ser solicitado / baixado e impresso quando 100% das vídeo-aulas, atividades e avaliações  (se houver) forem concluidas.
O certificado ficará disponível para download dentro da propria plataforma, normalmente junto ao último módulo de aulas. 
O Nome impresso no Certificado, é extraido do campo COMO DESEJA SER CHAMADO em seu cadastro, portanto verifique se este campo está preenchido corretamente  na área PERFIL, dentro da Plataforma.
Atenção: O certificado somente poderá ser solicitado se todos os módulos de vídeos forem visualizados em 100%.
Seus conteúdos poderão ser visualizados de forma ilimitada até o final da concessão, mesmo após a visualização de todos os módulos em 100% e emissão do certificado.



POSSO ACESSAR EM QUALQUER EQUIPAMENTO E LOCAL?
Você pode acessar os conteúdos em qualquer equipamento, seja computador, tablet ou smartphone que preencha os requisitos para acesso, bastando para isso uma conexão com a internet em banda larga, ou seja, você pode ver seus conteúdos em sua casa, escola, cyber cafés, shoppings, lan houses, casa de amigos, local de trabalho, etc. 


COMO POSSO TESTAR MINHA CONEXÃO COM A INTERNET?
Selecionamos abaixo alguns links seguros de páginas de terceiros com medidores de velocidade de conexão com a internet. Clique sobre os links para efetuar os testes.

http://speedtest.copel.net
http://www.speedtest.net/


É SEGURO COMPRAR POR MEIO DO SITE ENSINO E CONHECIMENTO?
A Ensino e Conhecimento utiliza somente sistemas de compras homologados por instituições financeiras reconhecidas e que garantem a segurança e privacidade quanto a informações geradas no ato das mesmas, como PAG SEGURO E PAYPAL.
Os dados informados, como informações bancárias, números de cartão de crédito, entre outros, utilizados para compras, não passam pelos nossos servidores, pois os mesmos são cadastrados diretamente nos sites seguros das instituições financeiras que recebem pelas compras.


É SEGURO INFORMAR DADOS PESSOAIS PARA REALIZAR O CADASTRO NO SITE?
Dados cadastrados - como nome, CPF e endereço, por exemplo - são garantidos por certificados de segurança e protegidos por sistemas avançados de criptografia enquanto são enviados e mantidos em sigilo em nossos servidores de segurança.
As informações necessárias ao seu acesso são protegidas por senha, para que somente você tenha acesso a suas informações pessoais.
Sua senha é secreta, portanto não a revele a ninguém.
A Ensino e Conhecimento não irá solicitar, em nenhuma hipótese, seja por e-mail ou telefone, sua senha pessoal.
Lembre-se também de desconectar-se da sua conta e fechar a janela do seu navegador (LOGOUT) quando concluir sua navegação na Internet. Isso garante que outras pessoas não tenham acesso às suas informações pessoais e conteúdos, caso você compartilhe um computador com alguém ou esteja usando um computador em local público como uma biblioteca ou local de acesso público à Internet.


CASO EU ESQUEÇA O COMPUTADOR LIGADO NO SITE SEM FAZER O LOGOUT (SAIR) O QUE ACONTECE?
O fechamento do navegador ou inatividade por mais de 50 minutos efetuam o logout automaticamente.



QUAL O TEMPO PARA CARREGAMENTO DOS VÍDEOS?
Os vídeos carregam rapidamente, em torno de 10 segundos já estão prontos para iniciar (dar o PLAY).
Este tempo dependerá da sua conexão com a internet, da duração dos vídeos e da quantidade de slides que estão alocados aos mesmos.


COMO POSSO VER OS VIDEOS EM ALTA DEFINIÇÃO (HD)
A função habilitar ou desabilitar HD está presente no próprio player de vídeo, você pode assistir em HD a qualquer momento, para isto recomendamos que sua conexão com a internet seja superior a 10Mb.


APARECEU UMA MENSAGEM NO VIDEO?
Reinicie o ambiente clicando em recarregar ou tecla F5 no teclado.
Nosso sistema opera com a tecnologia HTML5 presente nas versões mais atuais dos Navegadores, sugerimos utilizar o Google Chrome, Safari e Firefox, ou Internet Explorer versão 10 ou superior.
Nosso sistema se auto-desliga após 50 minutos de inatividade, ou seja, se você estiver vendo um conteúdo por mais de 50 minutos sem nenhuma ação o sistema se desligará. Esta medida visa preservar os dados de usuários que esquecem sistema ligado em lan-houses ou locais públicos. Para continuar basta fechar o navegador, abri-lo novamente, efetuar o login, e continuar assistindo os conteúdos.


COMO VOLTAR A VER OS CONTEÚDOS DE ONDE PAREI?
Para continuar o curso, ou assistir de forma aleatória os conteúdos, clique em INÍCIO, localizado no Menu da Plataforma Virtual. Navegue pelos módulos e vídeos,  localize o que deseja ver e clique sobre mesmo para iniciar a partir daquele ponto.
Mesmo módulos 100% concluídos poderão ser revistos dentro do período de concessão.
Alguns módulos podem ser sequenciais, exigindo a visualização completa do módulo anterior para abrir.


O VÍDEO ESTÁ TRAVANDO!
Em se tratar de transmissões via internet poderão ocorrer buferizações (tempo de carregamento dos vídeos), decorrentes da taxa de conexão com a internet de onde você está acessando naquele momento.
É normal o tempo de buferização de até 1 minuto para carregamento de vídeo.
Verifique se sua internet não está com problemas de velocidade no momento do acesso, executando o teste de conexão.
Tente utilizar outro navegador.
Verifique se outras pessoas não estão utilizando a internet naquele momento, lembre-se que um celular tocando musicas ou videos pode comprometer a velocidade, quantos equipamentos estão ligados nesse momento?
Se sua internet estivar lenta por algum motivo desabilite a função HD no player de vídeo.
Pause o vídeo e espere carregar o vídeo na barra de tempo, verifique se ao pausar, o carregamento continua. Aguarde alguns segundos de carregamento e clique em Play pra continuar.
Caso a transmissão congele por um tempo superior a 1 minuto acione o refresh da página clicando na tecla de função F5 do seu teclado. O vídeo será carregado novamente.
Lembre-se que vídeos consomem muita memória do equipamento, é recomendável reiniciar o equipamento de tempos em tempos se deseja ver muitas horas de vídeos.
Tente acessar seus conteúdos através de um outro equipamento ou conexão para testar.


NÃO CONSIGO ACESSAR OS VÍDEOS EM DETERMINADOS LOCAIS!
O acesso a vídeos em tecnologia de streaming (transmissão de vídeos via internet) em determinados locais como hospitais, clinicas, órgãos públicos e algumas empresas às vezes não é permitido pela instituição, sendo o mesmo bloqueado junto ao servidor local. Informe-se com o responsável pela informática se o local de onde você está acessando permite o uso desta tecnologia.
Caso você esteja tendo dificuldades em acessar nossos vídeos, mesmo observados os requisitos, pedimos que tente o acesso através de outro equipamento ou conexão. Seu computador pode estar com alguma configuração incompatível, ou ter algum programa instalado que impede o acesso aos vídeos.



FUNÇÕES DO MENU DA PLATAFORMA ENSINO E CONHECIMENTO

LAYOUT: Utilize esta função para alternar entre as janeles de video e imagens e definir como deseja visualizar seus conteúdos.

INFORMAÇÕES: Utilize esta função para ver o título do video e acessar informações sobre o conteúdo que está ativo.

INÍCIO: Utilize esta função para dar continuidade ao seu curso, acessar aleatoriamente os módulos de vídeos e verificar o percentual visto de cada vídeo.

SLIDES: Utilize esta função para visualizar imagens e slides utilizados nos videos. Clique sobre um slide/imagem para sincronizar o video para o ponto desejado.

DOWNLOADS: Utilize esta função para baixar arquivos (quando disponiveis)
Salve em seu computador e pendrive e imprima os arquivos para download para utilizar quando desejar, ou for necessário.

LINKS: Acesso a links de Grupos, Redes Sociais, Sites de referência.

ENQUETE: Acesso a enquetes quando habilitado.

AVALIAÇÃO: Acesso a avaliação quando habilitado.

MENSAGENS: Utilize esta função para envio de perguntas, caso ainda tenha alguma duvida após ter visualizado todos os conteúdos.

AJUDA: Utilize esta função para acesso a área de ajuda da plataforma.

Tela Cheia: Assista vídeos em tela cheia utilizando a função diretamente no player de vídeo.



TODOS OS VÍDEOS POSSUEM IMAGENS OU SLIDES INTEGRADOS?
Não, os slides e imagens estarão disponíveis a partir da necessidade e autorização dos autores.


UM CURSO OU AULA PODE TER MAIS DE UM VÍDEO?
Sim, um evento pode ter vários vídeos. Para ter acesso à lista de vídeos, clique em VÍDEOS no Menu da Plataforma.
É possível escolher o vídeo de sua preferência na lista de vídeos. Para assistir, basta clicar sobre o mesmo. Ele será carregado automaticamente.


POSSO ENVIAR PERGUNTAS AOS PROFESSORES/AUTORES?
Sim, é possível fazer perguntas desde que o evento/curso ou aulas possuam tutoria. Nestes casos a opção estará ativa no Menu da Plataforma Virtual. 
 

QUAL A LEGALIDADE DOS CURSOS LIVRES E CERTIFICADOS?
Os Cursos oferecidos pelo Site Ensino e Conhecimento e seus Parceiros são cursos de conotação livre, de cunho sócio profissionalizante voltados ao aperfeiçoamento e atualização. Os certificados podem ser utilizados para fins curriculares e provas de títulos e concursos como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga descrita, não podendo ser utilizado para outros fins. Não são certificados ou cursos de cunho acadêmico ou técnico e não habilitam o portador a apresentá-los como tal.
Curso Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.
Os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso. Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004.
As instituições que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).
Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração.


POR QUANTO TEMPO POSSO ACESSAR LIVREMENTE MEUS CONTEÚDOS APÓS A LIBERAÇÃO?
Os prazos de concessão exclusivament para cursos pagos normalmente é de um (1 ano) de acesso livre, 24 horas por dia, porém esse prazo pode variar de acordo com o o conteúdo. Os prazos são determinados pelos Autores/Parceiros considerando o tempo necessário para o melhor aproveitamento das aulas em vídeos situações práticas e envolvimento com os conteúdos e atendimentos necessários.
Após o prazo convencional de um ano é possivel fazer reativações para revisões de conteúdos, para isso se informe com nossa equipe.
Os cursos são desenvolvidos com metodologia para que participante realmente aprenda, com consciência de que para o aprendizado é necessário também sua dedicação e organização.


OS CONTEÚDOS SÃO LIBERADOS PARA ACESSO PARA SEMPRE?
A Ensino e Conhecimento é muito transparente quanto a situações que são possíveis ou não de cumprir.
Nosso compromisso é com o aprendizado consciente e com educação de um modo geral. Não fazemos, falsas promessas, propaganda abusiva ou enganosa sobre nossos serviços.
Entendemos que nada é para sempre, evoluções são constantes, empresas fecham, pessoas se vão.
Nossos cursos possuem prazos determinados dentro de nosso planejamento para que o participante obtenha o melhor aprendizado de forma significativa e prazerosa.
Ao adquirir um curso online sempre verifique a idoneidade da empresa, e os TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO aos conteúdos.
Denuncie às autoridades empresas e pessoas que fazem propaganda abusiva ou enganosa você só tem a ganhar.


É POSSÍVEL FAZER DOWNLOADS DOS VÍDEOS E IMAGENS?
Não, esta prática não está autorizada. Todo o conteúdo produzido é protegido pelas leis de direitos autorais.
Somente materiais autorizados e disponíveis para download podem ser salvos e utilizados pelos usuários.
Cursos que possuem materiais disponíveis para download são identificados nas páginas de informações dos mesmos.

Conheça também nossa
POLÍTICA DE PRIVACIDADE e CONDIÇÕES PARA ACESSO.


Para outras informações, encaminhe e-mail para contato@ensinoeconhecimento.com.br informando seu nome completo, cidade, e o assunto, ou ligue para + 55 (41) 3079-2001 seg à sexta 09 às 18h.